Por: Pastor Marcelo Lino
Doutrina refere-se a um conjunto de ensinamentos, e no contexto bíblico, especificamente a ensinamentos baseados nas Escrituras. A doutrina bíblica é um ensino que se fundamenta integralmente na Bíblia, sendo harmoniosa com todo o seu conteúdo e não apoiada em textos isolados. A Palavra de Deus nos instrui a permanecermos na sã doutrina e rejeitar qualquer ensinamento que se desvie dela.
Um exemplo clássico de doutrina é a justificação pela fé, amplamente evidenciada na Bíblia: Romanos 3:28, Gálatas 2:16, Efésios 2:8-9, Romanos 5:1, Gálatas 3:11, Romanos 4:5, Romanos 10:9-10, Gálatas 3:24, Romanos 3:22 e Filipenses 3:9.
Dogma é uma palavra que significa “opinião”. No contexto religioso, um dogma é uma crença que, embora possa ter sido originada de uma opinião, passou a ser considerada autoritativa por um grupo ou instituição. Dogmas podem ser criados por indivíduos ou entidades e muitas vezes têm o peso de decretos ou cartas que se estabelecem como verdade.
Diferentemente da doutrina bíblica, um dogma não sempre terá respaldo nas Escrituras. No entanto, se um dogma contradiz uma verdade bíblica, ele passa a ser considerado uma heresia.
Heresia é uma crença ou opinião que contradiz os ensinamentos estabelecidos por uma igreja ou grupo religioso. No contexto cristão, heresia é geralmente uma doutrina que se desvia significativamente dos ensinamentos bíblicos.
Por exemplo, se a Bíblia ensina a justificação pela fé e alguém propõe a justificação pelas obras, essa ideia é considerada uma heresia, já que contradiz os ensinamentos bíblicos.
Seita refere-se a uma organização religiosa cujos ensinamentos contrariem os fundamentos bíblicos. Quando uma organização se distancia das verdades estabelecidas nas Escrituras, ela é considerada uma seita.
Seja Um Questionador: Sempre procure entender e verificar claramente na Bíblia a verdade. Não se satisfaça com explicações meramente humanas.
Busque a Verdade: Reconheça que existe uma verdade absoluta e comprometa-se a buscá-la ativamente, em vez de acomodar-se com o que lhe foi dito.
Defenda a Palavra de Deus: Não defenda pessoas, mesmo que sejam consideradas homens ou mulheres de Deus. Lembre-se dos bereanos, que sempre conferiam nas Escrituras se os ensinamentos de Paulo eram verdadeiros.
De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. (Romanos 10:17)